Desentupidora: como tirar a sujeira que está obstruindo

Vira e mexe nós precisamos dos serviços de uma desentupidora, afinal, com o passar do tempo e dependendo da maneira como usamos, os canos podem ficar entupidos.

Só que o assunto muda de figura quando falamos das tubulações de prédios, isso porque elas são diferentes das residenciais, que são horizontais. Nos edifícios, esse sistema é construído verticalmente, para que dejetos e detritos sejam levados ao destino certo.

Trata-se de um sistema complexo e diferente, mas que também é mais eficiente do que o residencial. Contudo, problemas podem aparecer e, nesse caso, é necessário buscar uma solução rápida, evitando comprometer a rede de esgoto.

O desentupimento de colunas é uma necessidade nesses casos, tanto em prédios residenciais quanto comerciais. Então, se você está passando por algum problema relacionado, está na hora de procurar uma boa desentupidora.

Porém, é necessário cuidado nessa etapa, para escolher uma empresa confiável e que resolva o seu problema. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como é feita a tubulação predial, como os tubos de esgoto são colocados e como as obstruções podem aparecer.

Após isso, vamos explicar a importância das desentupidoras de colunas e dar dicas para escolher a melhor para seu imóvel. Confira!

Entenda como é feita a tubulação predial

As colunas coletoras são parecidas com as tubulações de água, que em edifícios são verticalizadas e dividem a água para todo o condomínio.

No entanto, as coletoras são específicas para sistemas de esgoto e levam toda a sujeira para a rede de esgoto comum, estações de tratamento ou fossas.

É importante escolher com cuidado a desentupidora, assim como você faz com uma limpeza de fachada, visto que nem todos os condomínios possuem ligação direta com o esgoto.

Nesse caso, os dejetos são descartados em uma fossa séptica ou em estações de tratamento de efluentes, e estas precisam ser limpas regularmente.

Por lei, no Brasil, condomínios com mais de 3 andares devem possuir seu próprio sistema de tratamento de efluentes, independentemente de classe, quando não ligados diretamente à rede de esgoto.

Em linhas gerais, é necessário ter um encanamento eficiente, capaz de levar toda a sujeira, sem que existam obstruções.

Os tubos de esgoto são colocados verticalmente, mas mesmo assim, algumas situações podem provocar sua obstrução. Então, dentre as razões mais comuns temos:

  • Objetos sólidos que se prendem ao encanamento;
  • Gordura de cozinha;
  • Descarte incorreto de lixo;
  • Falta de manutenção.

O hábito de deixar objetos sólidos caírem dentro da pia, como restos de alimentos, ou jogar na descarga itens como absorventes, lenços umedecidos, dentre outros, pode obstruir os canos.

Além disso, um dos maiores causadores desse problema é o gás de cozinha. Assim como cuidamos da manutenção da caixa de passagem, precisamos cuidar bem do encanamento.

O óleo de cozinha forma uma camada que o obstrui o caminho de passagem de água e dejetos. Além disso, o descarte incorreto de lixo obstrui totalmente a passagem.

A falta de manutenção também causa problemas, e a falta de limpeza nas estações de tratamento de esgoto é uma das principais razões para isso.

O ideal é evitar essa situação, sendo que uma das maneiras de fazer isso é orientar os moradores quanto ao descarte de óleo de cozinha. O síndico deve solicitar que o material seja colocado em uma garrafa descartável.

As garrafas devem ser recolhidas e encaminhadas para o descarte correto, e o óleo usado pode ser reaproveitado para outras finalidades.

Lixos em geral nunca devem ser descartados na rede de esgoto. No Brasil, o sistema de tratamento é diferente, por exemplo, do da Europa, que consegue receber um número maior de detritos.

A manutenção das colunas também é importante para a segurança e bem-estar dos condôminos, assim como a instalação de câmera de monitoramento.

Ela deve ser feita periodicamente e por uma empresa especializada, que emita relatórios que esclareçam a situação da tubulação, levando mais tranquilidade a todos.

As desentupidoras de colunas são importantes também porque esses canais são responsáveis por coletar o esgoto de diversos ambientes de uma vez.

Então, se uma única coluna entope, todo o encanamento corre o risco de ficar parado, e isso pode acontecer em prédio de qualquer porte. Mas quanto maior ele for, maior também será o transtorno.

Então, assim que um problema aparece, o desentupimento deve ser providenciado imediatamente. Mas as desentupidoras, assim como uma empresa de automação residencial, são tão importantes que elas precisam entrar no orçamento de manutenções.

Ou seja, mais do que resolver um problema que já apareceu, a desentupidora pode ajudar o condomínio a evitar o surgimento de outros contratempos.

Como as colunas são desentupidas?

Existem vários métodos, mas tudo vai depender de uma análise do problema para entender a sua gravidade.

Uma das maneiras mais comuns é o hidrojateamento, contudo, às vezes ele pode exigir uma análise em cada unidade para ter acesso a outros pontos da tubulação, por meio de outros equipamentos para uma limpeza total.

O ideal é prevenir, mas se houver um problema, é necessário contar com uma desentupidora confiável. Isso porque o trabalho pode durar horas ou até mesmo dias.

Algumas vezes, pode gerar um odor fétido e expor os condôminos a riscos para a saúde. Daí a necessidade de saber escolher quem vai prestar esse serviço para o condomínio.

Tudo o que envolve um prédio exige cuidado e discernimento na hora de escolher. Por exemplo, na hora de montar um projeto de combate a incêndio, o síndico deve escolher a melhor opção nesse serviço.

A mesma situação se aplica ao escolher a desentupidora e, para te ajudar, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas relacionadas a isso.

Veja de que maneira escolher uma boa desentupidora

Quando as tubulações do prédio entopem, o síndico se vê diante de uma situação de emergência e talvez não tenha muito tempo para escolher uma boa desentupidora.

Mesmo assim, é importante considerar alguns aspectos antes de bater o martelo. Então, dentre os pontos principais para fazer uma boa escolha, estão:

Procurar uma desentupidora especializada

Na pressa para desobstruir a tubulação predial, é comum ligar para o primeiro número que aparecer, só que isso é contar apenas com a sorte.

Além de sair mais caro, pode ser que a empresa não seja especializada em colunas ou nem mesmo saiba como fazer o serviço.

Assim como o edifício contou com um bom acompanhamento de obras, é necessário se atentar no momento de escolher uma desentupidora e escolher aquela que é especialista em colunas prediais.

Atendimento 24 horas

Os imprevistos não têm hora marcada, por isso, contar com uma empresa 24 horas é a melhor opção, inclusive em qualquer dia da semana.

Mesmo que neste momento o problema tenha aparecido em horário comercial, você não sabe se ele pode voltar a aparecer de madrugada, quando seu vizinho precisa tomar um banho depois de uma viagem, por exemplo.

Então, guarde com você o contato da desentupidora de colunas prediais 24 horas e procure por ela sempre que precisar.

Valorize o custo-benefício

Toda aquisição, como a compra de placas de isopor, precisa oferecer um bom custo-benefício, sendo que com as desentupidoras isso não é diferente.

Às vezes, pensamos que o valor cobrado por determinada empresa está um pouco acima, mas a qualidade do serviço prestado compensa cada centavo. Isso é o que chamamos de melhor custo-benefício.

Por outro lado, se a proposta está muito abaixo do mercado, pode desconfiar. Muitas vezes, pode significar serviço de baixa qualidade, sem os equipamentos adequados e com profissionais pouco qualificados. Em longo prazo, um serviço malfeito sai mais caro.

Equipamentos adequados

Se você precisa de locação de andaimes, com certeza quer ter acesso a bons equipamentos para garantir a segurança. A mesma premissa deve ser considerada na hora de escolher uma desentupidora.

Informe-se sobre os recursos utilizados, visto que itens de ponta ajudam a identificar os problemas e resolvê-los com mais eficiência. Exemplos de bons equipamentos são vídeo inspeção, cabo flexível, hidrojateamento, entre outros.

Serviço garantido

Por fim, não se esqueça de avaliar se a desentupidora de colunas oferece garantia de serviço, visto que aquelas que possuem qualidade garantem o seu trabalho e a equipe envolvida.

Aquelas que não oferecem esse benefício, muitas vezes, não conseguem resolver o problema logo de cara. Consequentemente, você terá que pagar para outra empresa refazer o serviço.

Conclusão

Cuidar do encanamento de um edifício é necessário para que ele possa cumprir sua função, garantindo o conforto e a higiene para todos.

Contudo, problemas podem aparecer e aí é necessário contar com uma boa desentupidora. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre elas e está pronto para escolher a melhor opção para o seu condomínio.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *