Como funciona a limpeza de fossas

A limpeza de fossas é uma questão essencial para grande parte das residências, visto que com o seu transbordamento, inúmeros problemas podem vir à tona, indo além da própria residência e chegando a outras localidades.

 

É preciso ficar atento a cada uma das manutenções, que devem ser feitas por empresas registradas e que se certifiquem de seguir as normas, que focam estritamente em um trabalho correto de sucção e descarte dos dejetos recolhidos.

 

Por meio do artigo a seguir, você vai entender mais sobre a importância da limpeza de fossas para o meio ambiente e em como você deve investir nesse serviço para o bem-estar e para a saúde da sua família e das pessoas que moram próximas de você.

Importância da limpeza de fossas

 

Para que uma casa funcione com uma estrutura correta, que possibilite o despejo de dejetos de banheiros, cozinhas e outras áreas, é preciso que existam canos internos ligados a fossas, que podem ser urbanas, ou seja, públicas, ou privadas.

 

As fossas públicas, que são os escoamentos que saem das casas e vão até as ruas, são uma ótima forma de liberar dejetos para esgotos, algo que entra como um direito indiscutível do cidadão em uma cidade, que é o saneamento básico.

 

No entanto, ainda que esta seja uma possibilidade quase sempre competente dos governos e prefeituras de cidades, nem sempre é possível que todas as casas tenham esse acesso ao esgoto, seja por cuidado público ou pela distância de grandes centros de esgoto.

 

Isso faz com que muitas casas passem a concentrar fossas, ou seja, lugares para onde os canos internos escoam os dejetos, e os concentram em um determinado lugar, algo que poderia ir para a rua, mas neste exemplo, fica em dentro da residência.

 

E assim como é importante chamar uma empresa de segurança eletrônica assim que você tiver um problema com suas câmeras e seu material de proteção em casa, empresas que realizam limpeza de fossa devem ser convocadas sempre que necessário.

 

Isso porque as limpezas de fossa são essenciais de tempos em tempos, mais precisamente a cada duas vezes no ano, para que todo o esgoto interno não acabe sendo prejudicado e escoado de maneira errônea para a residência onde ele se encontra, e para as ruas.

 

A incidência desses casos é recorrente, visto que quase sempre muitas pessoas esquecem de fazer as limpezas anuais, causando então alagamentos e inundações nessas residências, que causam grande irresponsabilidade com o meio ambiente.

 

Essa gravidade acontece porque, a partir do momento que toda a fossa transborda, acontece um efeito tal como uma bomba para lama, onde tudo o que estava bem armazenado acaba saindo para lugares onde não era esperado.

 

Imagine então todos os dejetos que deveriam ter ido para um esgoto, concentrados em uma residência ou nas ruas. Isso causaria, além de doenças para humanos e animais, uma série de consequências para o meio ambiente, que não se conecta bem com essas substâncias.

 

Isso se torna ainda mais perigoso no caso de lugares que utilizam os trabalhos de empresas de terraplanagem e pavimentação para movimentar plantações que vão ser comercializadas. Qualquer contato mínimo com esse solo pode causar um estrago.

Sinais de que uma fossa precisa passar por uma limpeza

 

O principal sinal de que uma fossa está cheia e deve ser feita uma limpeza está na transbordação do local onde ficam escoados os dejetos. Facilmente alguém poderá notar esta situação, principalmente pelo mau cheiro.

 

É possível, ainda, sentir esse cheiro por meio de ralos, em diferentes localizações de uma residência, afinal todos estão conectados com essa fossa principal. Muitas vezes algumas pessoas colocam aço para construção nesses lugares, para evitar a proliferação.

 

Outra forma de notar que um local está precisando de uma limpeza de fossa é por meio do não funcionamento de descarga e outros dispositivos de liberação de ação ou outros dejetos, como pias de cozinhas e caixas de gordura, muito utilizadas em restaurantes.

 

Sobre essas caixas de gordura, é possível verificar ainda uma grande infiltração em diferentes partes, algo que pode passar a escorrer para fora da caixa, sendo, em alguns casos, capaz de provocar acidentes com carros e elétricos.

 

Ainda falando sobre privadas e outras formas de descarte, é possível notar que a água passa a borbulhar quanto a fossa está cheia, outro sinal de que aquele local onde despejam os dejetos estão quase entupido, apresentando lentidão no processo.

 

É importante enfatizar que qualquer sinal de entupimento, ou qualquer situação apontada acima é uma importante amostra de que algo não está ocorrendo como deveria, sendo necessária uma urgência no momento do contato com as empresas responsáveis.

 

Como dito, essa é uma causa importante para uma possível manutenção de áreas verdes

 nas proximidades do local onde este acontecimento está aparecendo. 

 

Por isso, além da urgência em contratar uma empresa especializada para a manutenção, é essencial entrar em contato com possíveis empresas e casas próximas, para evitar maiores problemas, que podem levantar casos de processos e outras situações.

Como funcionam os procedimentos de limpeza?

 

Os procedimentos de limpeza, que são feitos com itens similares a avental descartável, ou seja, próprios para esta situação, devem ser solicitados com empresas do ramo, que geralmente são conhecidas dentro de uma localidade.

 

Em seguida, a empresa envia um caminhão que, portando uma desentupidora, realiza o serviço de sucção de todos os dejetos dentro da fossa, guiada por profissionais eficazes, que vão até o local acompanhar a desobstrução dos canos de forma correta.

 

É importante ficar atento na convocação da empresa responsável, que deve apresentar certificados que confirmem as normas NBR 13969 e NBR 7229, que indicam que a empresa de fato faz o processo de armazenamento e descarte correto no meio ambiente.

 

Além disso, é importante verificar se a empresa responsável pelo processo oferece a garantia da experiência na cidade, visto que problemas durante o processo podem acontecer de forma errada, algo que é relativamente comum no setor.

 

Outro fator que basicamente se torna importante para os clientes é a certeza de que a empresa atende 24 horas. Afinal, os canos podem vazar a qualquer horário do dia, dentro ou fora do tempo comercial de funcionamento das empresas.

 

Certifique-se de que a organização que você contratou, ainda que seja uma locação de mão de obra temporária, vai eliminar os dejetos recolhidos em um local seguro, e próprio para este tipo de material, visto que o descarte incorreto pode gerar multas graves.

As principais ações de prevenção

 

Ainda que o entupimento e o nível de esgoto recolhido dentro das casas possa acontecer naturalmente, é possível evitar que grandes casos aconteçam, ainda mais se uma casa fica em uma localidade distante, onde é quase impossível que uma empresa chegue na hora.

 

A primeira forma de evitar o enchimento em alto nível de uma fossa é fazendo limpezas regulares, duas vezes ao ano ou mais, dependendo da quantidade de pessoas que moram em uma casa e quais os serviços prestados no recinto utilizando descartes de dejetos.

 

Em seguida, é preciso cuidar para que o local não sofra possíveis quebras, ou interferência de outros objetos, que causem destruição total ou parcial no momento que o entupir a fossa, como no caso de vasos ou outras estruturas metálicas.

 

A utilização de produtos químicos em fossas ou próximo delas também é uma ideia não muito agradável, já que alguns elementos podem tirar o funcionamento dos químicos dentro da fossa. Alguns dos produtos que devem ser retirados são:

 

  • Soda cáustica;
  • Água sanitária em excesso;
  • Bactérias múltiplas;
  • Álcool.

 

E por falar em álcool, é importante lembrar que a fossa não deve ser queimada em nenhuma hipótese, pois existe o alto risco de queima total não apenas do local, mas de todos os arredores, já que existe uma pequena circulação de gases no local.

 

Seguindo todas essas dicas, fica mais fácil reter o acontecimento de acidentes e outras explosões de fossa, tirando ainda o cumprimento obrigatório do serviço de limpeza em mais vezes durante um ano. Com cuidado, tudo pode ser resolvido!

Conclusão

 

Além de entender o funcionamento pleno da limpeza de fossas, é importante saber que a importância dessa atividade é essencial para a manutenção dos ambientes de moradia e comerciais, evitando a proliferação de doenças e desastres ecológicos.

 

Focar nessa proteção, pelo menos duas vezes por ano, é essencial para cuidar da saúde dos moradores, ao mesmo tempo que contribui para um bom processo de esgoto residencial, ajudando a manutenção de empresas de jardinagem e outros serviços externos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *