Limpeza de pias e encanamento como funcionam

Em certos momentos, é necessário realizar a limpeza de pias e encanamento, devido a algumas obstruções que impedem a passagem de água. No dia a dia, as pessoas costumam cometer alguns erros, por exemplo, jogar restos de comida na pia, pó de café usado, gordura, dentre outros elementos.

Dessa maneira, todos eles, ao longo do tempo, vão se acumulando no encanamento e, por isso, começam a entupir a passagem que deveria ser exclusiva da água.

A partir disso, lavar a louça começa a ser uma tarefa difícil e até incômoda, já que a água não desce e fica mais difícil retirar o sabão dos utensílios domésticos. Ademais, quem tem máquina de lavar louça também sofre na hora de despejar a água. 

Fora que o sistema de esgoto brasileiro não é como o de outros países. Ele não é preparado para lidar com detritos e sujeira. Mesmo que você tenha um triturador na pia, não é recomendável dispensar a sujeira dessa forma. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como evitar o entupimento de pias e encanamentos, bem como fazer o desentupimento, caso seja necessário. Confira no texto a seguir!

Entenda como evitar entupimentos

Aquele ditado que diz “prevenir é o melhor remédio” consegue se aplicar em muitas situações do nosso dia a dia, inclusive quando o assunto são as pias e os encanamentos.

É importante evitar que eles entupam por diversas razões, como o transtorno que isso provoca no dia a dia, por exemplo, prejudicando o encanamento a ponto de o conserto sair mais caro e piorar ainda mais o sistema de esgoto da sua cidade.

Assim como você contrata uma boa empresa de monitoramento para cuidar da sua segurança, deve manter alguns cuidados em relação ao encanamento da sua casa. 

Inclusive, é uma forma de colaborar com o meio ambiente, que também sofre quando jogamos óleo e outros detritos no ralo. Para evitar essa situação, existem algumas atitudes simples que podemos adotar no dia a dia, por exemplo, não jogar a borra de café dentro da pia.

Se você usa coador de pano, nunca jogue a borra no ralo, por ser muito espessa, ela vai se acumulando ao longo do encanamento e se une ao lodo natural dos canos. Isso acaba por obstruir a passagem de água.

Mesmo que seja um problema de longo prazo, uma hora ele pode aparecer, e pode ser ainda pior em estabelecimentos comerciais, como padarias, lanchonetes, cafeterias, dentre outros.

Nunca faça da sua pia uma lixeira temporária, mesmo que você use um protetor de ralo. Ao usar alguns ingredientes comuns para cozinhar, como ovos, cebola, alho, e outros alimentos com cascas, adquira o hábito de jogar tudo no lixo imediatamente.

Muitas cascas se quebram em pedaços pequenos que passam até mesmo pelo buraco do protetor. Ademais, qualquer empresa especializada em construção civil ou em encanamentos recomenda evitar esse hábito e dispensar restos de alimento no lixo.

Os pedaços pequenos vão se acumulando ao longo do encanamento, e podem piorar ainda mais a situação quando em contato com outros itens que algumas pessoas jogam na pia, como embalagens plásticas, fósforos, palitos de dente, etc.

Por menores que sejam, esses elementos se acumulam com o tempo e logo a água não terá uma boa vazão. O encanamento não foi feito para servir de lixo, sendo assim, se esse hábito se tornar frequente, logo ele será danificado.

Descartar óleo de cozinha na pia é outro hábito que muitas pessoas têm, e que além de entupir o encanamento, é extremamente prejudicial para o meio ambiente.

Mesmo que seja um fio de óleo que sobrou na frigideira que você fritou um ovo, não dispense na pia. Utilize um coletor e guarde o produto em uma garrafa pet, para descartá-lo do jeito certo.

Muitas pessoas e empresas recolhem esse material para fazer sabão e outros produtos. Além de evitar que se forme uma crosta gordurosa que danifica o encanamento, você colabora com o meio ambiente.

Por exemplo, um fabricante de bomba centrifuga que serve almoço para seus colaboradores, pode fazer parcerias com empresas de reciclagem para recolher o óleo de cozinha. Você pode fazer isso também, basta pesquisar na internet.

Agora que você já sabe a importância de manter o ralo da pia e o encanamento desobstruído e como fazer isso, no próximo tópico, vamos mostrar como desentupi-los.

Como limpar ralos de pia e outros locais

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, às vezes, pode acontecer de algum detrito cair acidentalmente na pia e com isso causar um entupimento. Pensando nisso, existem várias maneiras de limpá-lo, como:

Limpeza de ralos e pias

Tanto uma empresa de segurança biológica quanto uma dona de casa, em algum momento, podem precisar desentupir o ralo da pia.

Trata-se da limpeza do sifão, uma peça em “U” que impede que o gás do esgoto retorne pelo ralo. É necessário limpá-lo frequentemente, visto que os resíduos que se acumulam podem causar entupimentos.

Coloque um balde embaixo para coletar a água que vai cair. Retire a peça e use um arame com bucha na ponta para eliminar toda a sujeira. Encaixe-o novamente e veja se a água está passando sem vazar. 

Outro ponto importante é que se o seu sifão for do tipo cotovelo, é necessário retirar o copo do fundo para limpá-lo.

Limpeza com solução caseira

Essa solução é muito simples e pode ser preparada, tanto por um fabricante de vigas de ferro para construção quanto por uma dona de casa. Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Água quente;
  • Vinagre branco;
  • Meio limão.

Jogue meio copo de bicarbonato no ralo, em seguida, jogue uma xícara de vinagre branco com meio limão espremido sobre ele. Espere cinco minutos e adicione três litros de água quente.

Essa solução vai eliminar os excrementos do ralo, por meio de uma reação química natural com produtos que temos em casa.

A mistura não agride o meio ambiente, porque o bicarbonato é um composto químico alcalino que quebra as partículas de gordura ao longo de toda a tubulação. O vinagre auxilia na ação do bicarbonato, além de prevenir entupimentos e o acúmulo de resíduos.

Limpeza de ralo do banheiro

Além do ralo da pia, outros locais precisam ser devidamente limpos para evitar problemas, como no caso do ralo do banheiro.

Se você vê muitas mosquinhas conhecidas como drain fly no seu banheiro, é sinal de que está na hora de limpar o ralo. A limpeza periódica evita que se forme uma criação que colabora para a proliferação desse inseto.

A gordura natural do corpo sai durante o banho e forma no ralo e no encanamento uma geleia que tem bactérias e provoca mau cheiro.

Trata-se do alimento perfeito para as larvas da mosquinha. Mas a boa notícia é que a limpeza do ralo do banheiro é simples, podendo ser feita tanto em uma empresa de equipamentos para reutilização de agua quanto por você mesmo.

Para isso, use água e cloro gel, e uma luva para proteger suas mãos. Retire o tampão do ralo e use uma escova comprida para esfregar o ralo com sabão e água morna.

Enxágue-o com água bem quente e finalize jogando uma solução de água com cloro gel. Ao fazer isso toda semana, as mosquinhas de banheiro vão desaparecer. Isso é importante, principalmente, em banheiros usados por muitas pessoas.

Outra opção para a limpeza do ralo do banheiro é usar bicarbonato e vinagre, eles são ótimos para eliminar sabonete e fios de cabelo que caem no ralo.

Ademais, busque por um bom fornecedor de produtos de limpeza e tenha sempre em casa os produtos necessários para evitar que o ralo fique entupido.

Mas para resolver o problema de imediato, jogue meio copo de bicarbonato no ralo, misture meio limão espremido e uma xícara de vinagre branco e jogue por cima do bicarbonato.

Espere 5 minutos e acrescente três litros de água fervente, assim, o ralo do seu banheiro vai ficar tão limpo quanto o da sua pia.

Conclusão

A correria do dia a dia impede que as pessoas se atentem a alguns cuidados importantes com o lar. Mas mesmo diante de um problema, existem algumas formas de resolver um entupimento sem precisar de um serviço especializado.

O ideal é evitar que isso aconteça, tomando alguns cuidados básicos, como não deixar que restos de alimentos e outros detritos caiam no ralo. Além disso, tenha sempre em mãos os melhores produtos, como cloro para limpeza, para garantir que a sua casa esteja limpa e bem cuidada.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre como desentupir o ralo e encanamento de sua pia, e ainda ganhou algumas dicas para cuidar do ralo do banheiro. Com certeza, vai conseguir evitar os transtornos do entupimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *